Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page

Rating: 3.0/5 (138 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



Total de visitas: 10172
Período Muçulmano e Reconquista Cristã
Período Muçulmano e Reconquista Cristã

             No ano de 711 chegam à Península Ibérica os Muçulmanos vindo do norte do “continente dos primos do Mantorras”[1]. Em 715 chegam a Cascus Rolhus e invadem os Visigodos que “enxertaram a marmita” por um punhado de muçulmanos comandado por Ali Tarik.

            Com a chegada dos Muçulmanos, Cascus Rolhus passou a chamar-se Al Cascus. Os Muçulmanos construíram onde atualmente existe a Igreja de Matriz de Casco de Rolha uma mesquita para culto da sua religião. Construíram também casas com arquitetura mourisca destruindo praticamente todas as construções romanas que ainda existiam à data. 

            Apesar de os Muçulmanos tomarem Cascus Rolhus pela força não obrigaram os residentes a converterem-se ao islamismo ou a praticar a sua religião. Também fizeram algumas trocas com os locais e ambas as partes ficaram a ganhar.

            Ali Tarik foi primeiro representante do poder muçulmano em Al Cascus do Califado de Damasco que dominava toda a Península Ibérica à data. Posteriormente Al Cascus passou para o poder do Emirado de Córdoba e posteriormente Califado de Córdoba.

            No ano de 718 dá-se um rombo aos acontecimentos e Pelágio um nobre Visigodo começa a “enxertar a marmita” aos Muçulmanos. Com o tempo os Cristão foram conquistando terras aos Muçulmanos.  Após estas conquistas de terrenos são criados os Reinos de Leão, Castela Navarra e Aragão e o Condado Portucalense. Al Cascus foi conquistado aos Mouros por tropas de Pelágio comandadas por um nobre casco rolhense visigodo que se refugiou nas Astúrias com Pelágio aquando da conquista árabe. Com a reconquista aos Árabes, Al Cascus passou o seu nome novamente para língua latina, Cascus Rolhus.

            Em 868 Casco de Rolha passa para o domínio do Condado Portucalense sendo Vimara Peres o primeiro conde de Portucale.



[1] África