Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page

Rating: 3.0/5 (138 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



Total de visitas: 10171
Período Romano e Invasões Bárbaras
Período Romano e Invasões Bárbaras

No ano 100 a.C. chega a Casco de Rolha Julius Cascus um general romano a comandar uma centúria[1] composta por 100 legionários e abre as hostilidades de combate contra a comunidade residente e logo os atacantes “enxertam a marmita” aos residentes. Os guerrilheiros locais são presos e colocados a trabalhar na construção de novos edifícios.

            Para comemorar a ocupação, Julius Cascus decide mandar construir uma vila romana no local e batiza-a de Cascus Rolhus em homenagem à pessoa dele próprio. Com a chegada dos romanos é criado em Casco de Rolha o culto pela pinga que passou de “filhos para pais” [2] até aos nossos dias.

            Cascus Rolhus era uma pequena vila romana mas detinha uma muralha da qual já não existem quaisquer vestígios nos dias de hoje, uma ponte toda ela em pedra para atravessar o Rio Sarrazolas que foi destruída durante a ocupação bárbara, um sistema de drenagem de águas da Ribeira de Casco para abastecimento da vila, um pequeno anfiteatro para os casco rolhenses viverem a cultura, banhos públicos e um pequeno centro político para governar a região segundo a lei do Imperador Romano. Julius Cascus autonomeou-se o primeiro chefe político e representante do Imperador Romano em Cascus Rolhus.

            Algumas gerações depois de Julius Cascus ter chegado a Casco de Rolha e a ter conquistado pela força aos descendentes dos primeiros marrecos que habitaram Casco de Rolha sofrem o que sofreram os marrecos. Viram-se invadidos por uns moços da pesada que lhes “enxertou a respetiva marmita”.

            Em 406 os Alanos, Suevos e Vândalos chegam à Península Ibérica e “enxertam a marmita” aos romanos. A conqusita de Cascus Rolhus dá-se em 408. No ano de 409 Cascus Rolhus passou a integrar o Reino Suevo. Esta esteve sob domínio Suevo até à queda do Reino Suevo em 585 aquando os Visigodos chegaram e “enxertaram a marmita” aos Suevos. Chegados a Cascus Rolhus os Visigodos assustam os Suevos com os seus potentes amansa guapos [3]e estes cagam-se todos e depuseram as armas rendendo-se sem “caimento” de molho.  Cascus Rolhus esteve até 711 sob domínio Visigodo aquando chegaram os muçulmanos.

 

 

 

 



[1] Parte de uma Legião (4800 homens) composta por 80 a 100 homens

[2] Passar de geração em geração

[3] Armas; Sarrafos para bater em alguém